Diagnóstico de marca profissional — cap.4 — o produto

Maria Clara Monteiro
2 min readMay 29, 2021

O desenvolvimento do quiz “Diagnóstico de marca profissional” foi um trabalho conjunto meu com a mentora e com os participantes da pesquisa.

Por que digo isso? Porque sem eles não haveria troca de conhecimento de forma que o produto final entregasse algo para o usuário.

O processo de criação das telas envolveu pesquisar cores mais utilizadas para o público e a escolha pelo dispositivo móvel, já que, segundo pesquisas como a TIC Domicílios, o acesso está crescendo exponencialmente.

Após fazer as telas e prototipá-las, segui para os testes de usabilidade com os mesmos participantes da pesquisa. Essa foi a parte mais interessante do processo, pois tive a possibilidade de ver como o produto se comportaria com os possíveis usuários, os profissionais da saúde.

Fiz remotamente os teste com o uso da plataforma Maze. Depois do feedback deles, fiz pequenos ajustes como o botão para o Whatsapp e o texto do resultado. Todos falaram que entenderam o quiz e acharam rápido de fazer.

Telas de exemplo do quiz

O principal aprendizado com esse case é que o mais importante é ouvir o usuário.

Sem as pessoas que participaram das etapas quanti, quali e dos testes de usabilidade, eu não teria chegado ao resultado do quiz. Como profissional da comunicação, foi preciso me afastar da área e tentar enxergar com outros olhos o que os usuários precisavam.

Para o futuro, espero poder implementar o quiz em domínio próprio e publicar o guia “Sua marca profissional” com explicações sobre os tópicos abordados nas perguntas.

Apesar de ter focado nos profissionais da saúde para o case, o quiz acabou se tornando abrangente em suas perguntas, sendo um guia de requisitos sobre identidade visual para quem quer ter ou aprimorar sua própria marca.

Todo o processo do case foi um aprendizado sobre UX design, ferramentas como o Figma e o Maze, acessibilidade e visual design, além de pôr em prática minha experiência como pesquisadora. Foi a oportunidade de explorar esse nova área de trabalho sem deixar de lado o meu background. No UX design, vi a possibilidade de explorar a pluralidade de conhecimentos com intuito de entregar o melhor resultado para quem realmente importa, o usuário.

Quer ver o fluxo completo do quiz? Clica no link abaixo

--

--