Será que isso aqui faz algum sentido? — cap. 3 — ideação no design thinking

Maria Clara Monteiro
2 min readMay 25, 2021

Depois de encontrar um problema, fazer a UX research quantitativa e qualitativa, estava na hora de começar a organizar tudo para criar um produto digital. Mas o que envolve a ideação? É somente esperar o momento certo com uma luz na cabeça?

Na verdade, é um trabalho constante de pesquisar, analisar referências, falas de entrevistas, criar fluxos de usuários para chegar então nos wireframes, os primeiros esboços de telas. Afinal, não queremos só telas bonitas, mas sim acabar com as dores dos usuários.

Agora que eu já sabia quem era a persona, o problema e os possíveis concorrentes, estava na hora de operacionalizar soluções. O primeiro passo para isso foram os Jobs Stories, cuja fórmula é

“Quando X, eu quero Y, para que Z”

X = Situação Y = Motivação Z = Objetivo

Interessante, não é? Basicamente quero resolver tudo na minha vida com Jobs Stories. Brincadeira a parte, esse exercício foi fundamental para visualizar o que o produto digital precisava resolver e quais seriam suas funções.

Com base nos Jobs Stories, foi possível fazer o fluxo de usuário:

Fluxo de usuário

Você provavelmente deve estar pensando em como cheguei nesse “pequeno fluxo”. Como trabalho melhor em equipe, tive a parceria da minha mentora no curso da Awari, Tayná Fujishima, que me auxiliou a pensar num produto digital. Em uma de nossas conversas, surgiu a ideia de fazer um quiz sobre comunicação publicitária/marketing de forma a tornar lúdico o processo de entendimento para os profissionais da saúde. O quiz é uma ótima forma de apresentar os requisitos básicos para uma identidade de marca ao mesmo tempo que pode oferecer uma recompensa ao final, no caso, um e-book sobre a temática. Logo, o fluxo de usuário envolve as etapas do quiz. Também fiz um sitemap que guiou a criação dos wireframes.

Tudo isso foi pensado de acordo com as conversas com as pessoas.

Exemplos dos wireframes feitos para o produto

Após testes com a mentora, segui para o visual design das telas que serviriam para prototipação e testes com usuários. No próximo capítulo, mostrarei o resultado.

To be finalized…

--

--